EBD

"Tu pois que ensinas a outro, não te ensinou a ti mesmo?"
(Rm 2.21a)

Lições bíblicas 1° trimestre 2011

Atos dos Apótolos (lições bíblicas 1° trimestre 2011) 

Atos dos Apótolos - Até aos confins da terra

 

------------------------------------------

------------------------

-----------------------------------------

 


Lição 08 - Quando a igreja de Cristo é perseguida

Lição 08
                                                                                             

20 de Fevereiro de 2011


Quando a igreja de Cristo é perseguida


INTRODUÇÃO:
Desde o princípio, Satanás persegue ao povo de Deus, e na sua luta incansável contra os servos do Senhor. E depois da vinda, morte e ressurreição de Cristo a perseguição só aumentou de intensidade, fazendo a igreja primitiva sofrer, muitas perdas porém, essas perdas se tornaram lucro para o reino dos céus. E nós que depois do sacrifício no Calvário fomos também eleitos, (Cl 3.12) não sofreríamos também perseguições?

DESENVOLVIMENTO:
I – Os efeitos da morte de Estevam
A morte de Estevam não teve efeitos apenas para a igreja primitiva, através desse acontecimento podemos extrair algumas lições importantes.

I.a – Quando o crente se destaca é perseguido (At 6. 8-10) E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava. Podemos observar que estevam acabara de ser separado diácono, e estava a trabalhar para o Senhor, e estava em destaque, evidencia, quantas as vezes nós estamos a trabalhar para Deus e As perseguições se levantam para nos oprimir.

I.b – O testemunho do crente perseguido. Estevam ao ser acusado por falsas testemunhas teve o seu semblante como a imagem de um anjo(At 6. 15) quem os seus acusadores tem visto no seu Rosto, o que está com eles, ou santidade?


I.c Mesmo perseguido prega o evangelho (At 7.1-53) Com acusações falsas sobre ele, o mártir não hesitou em continuar pregando. E os apóstolos mesmo sendo dispersos seguiam anunciando a salvação através de Jesus cristo(At 8.4)

II Quando a igreja é perseguida
Já ouvimos falar por diversas vezes de pessoas que por professarem sua fé em Cristo Jesus são perseguidas, e a tendência é o aumento da perseguição iremos tratar sobre algumas delas.

II.a –Perseguição física. Os apóstolos foram severamente perseguidos e Paulo foi um grande exemplo disso, foi perseguido em damasco(At 9.22-25), apedrejado em Listra (At 14. 4-6 ) agredido em Jerusalém (At 21.27,35-36), da mesma maneira hoje temos visto pessoas perseguindo os cristãos de maneira cruel


II.b– Perseguição cultural. Hoje basta olharmos para o que o mundo tem introduzido na sociedade com o nome de cultura para observarmos que acontece uma grande perseguição ao povo de Deus, crianças são induzidas a participarem de festas pagãs em escolas, funcionários são submetidos á eventos em empresas, e assim vai mas não podemos nos esquecer que não devemos nos misturar e ceder a esses tipos de perseguições(Mc 9.50)pois nos somos o diferencial do na terra. (Mt 5.14).

II.c – Perseguição da mídia. É comum ligar a televisão, e encontrar em uma programação sátiras sobre o evangelho, sobre os cristãos de como se vestem como agem, jornais e revistam andam a procurar falhas nas doutrinas para que possam perseguir com criticas destrutivas.

II.d – Perseguição politica. Agora que tramita nos bastidores dos poderes judiciários e executivos, leis que defendem praticas abominadas por Deus, as perseguições nessa área estão apenas começando, que possamos nos atentar as palavras do Senhor através do Apostolo dos gentios (1Co. 15.8) Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor
III– Como enfrentar a perseguição
Mas o Senhor nos dá estratégias para que possamos enfrentar com fé e firmeza as perseguições que nos afligem.


 III.a – Perseverando na palavra. O apostolo Paulo mesmo preso pede para que Timóteo ao visita-lo leve consigo os livros e pergaminhos, (2Tm 4.13)ou seja não importa a perseguição continue buscando o conhecimento da santa palavra.

III.b – Ensinando a palavra. O mesmo apostolo que de perseguidor, passa a sofrer perseguições cuidou em ensinar, discipular, vejamos o que ensina para Timóteo (2Tm 4.1-3), ao ensinarmos que o evangelho deve ser pregado, estamos combatendo com fortes armas a perseguição contra a igreja do Senhor.

III.c – Não desistindo de lutar. Sabemos que as perseguições são muitas e as aflições grandes porém muito ainda temos que fazer por isso ao invés de desistirmos, pensarmos em parar vamos seguir para o alvo que é cristo, e fazendo como Felipe que em meio a perseguição continuava a pregar o evangelho(At 8.5-6)


CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Ao estudar essa lição aprendemos muito através da vida de Estevam, Paulo, Filipe, homens que mesmo com severas perseguições não deixaram de fazer o que lhes foram imputados por Deus, que é levar a mensagem da cruz, se hoje às perseguições são menos, ou de maneira diferente não importa, melhor é estarmos firmados na rocha que é Cristo Jesus para que possamos vencer toda e qualquer investida do inimigo.

Dc. Thiago Lucas
 
---------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------

 

 

Lição-04   O PODER IRRESISTÍVEL DA COMUNHÃO NA IGREJA

         No livro de atos, vemos como a igreja primitiva começou a surgir e crescer. Esse crescimento se dava por meio de algumas atitudes, não da natureza humana pecaminosa, mas de uma natureza transformada pelo poder do Espírito de Deus. Resultado de todo esse processo se resumiu em uma palavra: comunhão.

Comunhão: participar das mesmas idéias, crenças e opiniões.

1-  Frutos de uma verdadeira comunhão

  • União (At  2.44.46);
  • Uma igreja em comunhão é avivada e persevera em oração e na sã doutrina (At. 2.42);
  • Mesmo nas dificuldades  (At. 2.45); (Rm 12.13);
  • Corpo unido e seus membros dando bom testemunho (At 2.47).

2- Frutos da falta de comunhão

  • Falta de amor e julgamento ao próximo (Mt 5.22);(1Jo 2.11);
  • Divisão (Mt 12.25);
  • Partidarismo (1Co 1. 10-13);
  • Não tem comunhão com Deus ( 1 Jo 1 5.6).

           A comunhão é resultado do agir de Deus. Um sentimento comum entre o corpo de Cristo é sem dúvida o amor. Para este sentimento há várias definições, mas uma em especial vem do dicionário Aurélio: Amor: “ sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem”.

3- Frutos de uma natureza transformada e que resultam em comunhão

  • Somos agora filhos de Deus e novas criaturas, (2Co 5.17), (1Jo 4.4);
  • Somos aperfeiçoados em Cristo (Fp 1.6), (Cl1.10);
  •  Exercemos o amor (1Jo .7);
  • Se há problemas, devemos resolvê-los (Tg 5.16);
  • Devemos ter em nossas vidas o maior exemplo que é Jesus (Tt 2.14).     

Conclusão

        Só há comunhão se houver um sentimento do qual nosso Senhor Jesus nos ensinou de forma única: o amor. (Hb 2.9).

                                                                                              Ir. Elizandro


_______________________
___________
_______________________





4° Seminário de aperfeiçoamento docente da EBD

Nos dias 14 e 15 de Novembro aconteceu na igreja Assembléia de Deus de Águas Claras a 4° edição do seminário para aperfeiçoamento docente da EBD,  que teve como tema "IDE... FAZEI DICÍPULOS" (Mt 28.19).


Temas abordados no seminário:

USO DA TECNOLOGIA PARA APERFEIÇOAMENTO DO ENSINO - Dc Thiago Lucas