Ouvir a voz do Senhor



No curso de nossas vidas tomamos diversas decisões, umas que não tem muita relevância, outras que são de fundamental importância para nós, e para as pessoas que nos cercam, dentre elas, a escolha da graduação, se moro só ou não, se faço uma viajem pelo o Brasil ou para o exterior, se caso ou não, se tenho um ou dois filhos, no geral escolhas que vão desde a menor e que menos influencia a nossa vida até as maiores que mudam o curso dela. A bíblia nos mostra que há para todas as coisas, um tempo determinado por Deus (Ec 3.1-8 ) por isso temos que estar atentos para que não fujamos do propósito do criador para nós. E foi meditando nisso que tive a oportunidade de ouvir o Senhor falar comigo e gostaria de compartilhar com você, Estamos mesmo ouvindo a voz do Senhor ou tomamos decisões sem aguardar o que o Pai tem a nos dizer?

Quando o Homem toma decisões sem ouvir a voz do Senhor
Em diversas passagens nas santas escrituras encontramos o Senhor se dirigindo ao seu povo, orientando, corrigindo, falando e mostrando sua vontade, porém nem sempre a voz do Senhor é ouvida e obedecida.
No princípio quando Deus Criou Adão e Eva deu-lhes uma ordem para que de uma árvore não comecem, (Gn 2.15-17) porém deixando o homem de lado a ordem de Deus e esquecendo-se da sua voz, deu ouvidos a serpente (inimigo) e a consequência foi o juízo de morte, o pecado entrou e até nos dias de hoje quando não damos ouvido a voz do Senhor estamos passivos de pecar, esse pecado pode até nos levar a morte tanto física como espiritual.
Já em  outro momento Deus fala com Faraó no Egito através de Moises e Arão porém Faraó não se atenta a dar ouvidos a voz do Senhor e tomou suas próprias decisões (Ex 5.1-2 e 7. 10,13) trazendo para si e para o seu povo pragas e por fim destruição (Ex 14. 27-31). Líderes que não dão ouvidos a voz do Senhor, que não tem Deus como conselheiro, são vistos com frequência em desgraça, para que qualquer pessoa possa liderar é necessário que esteja sensível ao falar de Deus, e em cumprir suas ordens.
Bem mais adiante já na conquista da terra prometida, depois de uma grande vitória sobre o povo de Ai, O povo de Israel, toma decisões sem antes consultar a Deus (Js 9. 14,15) sendo enganados pelos gibeonitas. Sejá qual for a decisão não importa se a questão é de longo prazo ou de curto prazo é necessário que nós nos voltemos para o Senhor afim de que não sejamos enganados, em hipótese nenhuma.
Que diremos então de Davi o homem que era segundo o coração de Deus que, fazia a vontade do Senhor, já experiente em tomar em tomar decisões segundo a vontade de Deus, como quando desceu a cidade de Queila e pelejou contra os filisteus (1Sm 23. 1-5), e quando teve que sair da Cidade para não ser entregue a Saul(1Sm 23. 7-13) em um determinado momento ainda perseguido por Saul resolve então ouvir a voz do seu coração e não a de Deus (1Sm 27.1). Partindo então para a terra dos filisteus(Inimigos). Por mais que uma decisão formada em nosso coração seja mais sensata ao nossos olhos temos que vigiar pois uma decisão errada sem o parecer de Deus pode nos levar a trabalhar para o inimigo de nossas almas.
Portanto que venhamos nos atentar ao que diz a palavra do Senhor em (Pv 14.12 Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.) e não deixemo-nos guiar por nenhuma outra pessoa, ou por nossos próprios pensamentos mas vamos nos atentar apenas a voz do Senhor para conosco pois (Pv 16.1 O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR)

Como buscar a resposta certa e ouvir a voz do Senhor
Estamos certos que buscar a vontade de Deus é a melhor atitude mas como? As vezes ouvimos alguém dizer “Deus falou comigo” e algumas pessoas ficam a se perguntar, falou como? Existem várias maneiras de Deus falar com o Seu povo, seja através dos profetas (Jr 2.1), da suas santas escrituras (IITm 3.16-17), em sonhos, visões e revelações(Jó 33. 14-16), enfim Deus fala quando quer e como quer e por isso devemos estar sempre atentos e preparados para ouvir a mensagem do Senhor em nossos corações, sem desviar nossos pensamentos, meditando sempre na palavra, e perseverando em oração, e buscado ouvir sua voz todos os dias.

Quando o Homem toma Decisões ouvindo a Voz do Senhor
È bom observar que por outro lado, se nos colocarmos a ouvir a voz do mestre seremos levados por caminhos de retidão, e sem sombra de dúvidas todas as nossas decisões serão corretas diante de Deus e dos homens.
Moises quando de frente ao mar vermelho criticado pelo povo precisava da resposta de Deus para saber o que fazer, o Senhor lhe dar uma resposta precisa (Ex 14. 13-16) quando esperamos em Deus, e não há obstáculos que nos impeçam de marchar rumo a terra prometida, a vitória é certa!
Samuel quando ouviu a voz do Senhor e obedeceu, Deus o usou de maneira grandiosa (ISm 3. 10,18,19) o que Deus tem para nós é muito maior do que podemos imaginar, agora só acontece se estivermos atentos para ouvir, atender e trabalhar para o Senhor.
O mesmo Davi que em um momento não escutou a voz do Senhor agora aprendera que não dá pra ficar sem as palavras de Deus para sua vida e passa a consultar ao Senhor em suas decisões e obtém vitórias (2Sm 30. 7-8), (2Sm 2.1), (2Sm 5. 18-20) da mesma maneira somos nós que até podemos falhar, dando ouvidos ao nosso coração, mas se voltamos a pedir a orientação de Deus passaremos a vencer sempre.
Enfim o nosso maior Exemplo Cristo Jesus antecedendo sua prisão deu ênfase a vontade do pai (Mt 26.39-42) e esse é o exemplo no qual devemos seguir, aquele que morreu na cruz por mim e por você não tomou outra decisão se não a vontade daquele que o enviou. Que possamos a partir de hoje, parar de tomar decisões sem o consentimento de Deus sejam elas relacionadas a nossa vida espiritual, sentimental, familiar, o cristão deve ter em todo tempo suas escolhas baseadas na vontade de Deus, buscado sempre e pedindo a Ele que nos oriente e nos diga qual decisão deveremos tomar, seja em qual for a situação .
Que o Senhor Jesus nos abençoe, Amém!


Dc Thiago Lucas Bezerra Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário