Restauração do templo




Queridos orando e meditando na palavra, o Espírito Santo me fez enxergar algumas coisas referentes a palavra do Senhor, as quais gostaria de compartilhar com vocês.

Sabemos que as palavras de Deus são verdadeiras, não voltam atrás e suas promessas nunca falham como está escrito na bíblia ( Nm 23.19 “Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?”). podemos crer nas suas promessas para o nosso viver, podemos ter certeza de que se Ele prometeu ele cumpre, e hoje gostaria de meditar com vocês em uma promessa em que Deus pela boca do profeta Isaías deu para o povo de Judá, promessa essa que se cumpriu, assim como descrito. (Is 44.28 Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado). Essa promessa faz referencia a Reconstrução do templo do Senhor em Jerusalém, mas para que possamos entender essa promessa é necessário primeiro relembrar um pouco da história de Judá,
O povo havia se desviado dos caminhos do Senhor ido após outros deuses, pecado contra o Senhor e por isso Deus havia trazido o juízo sobre a nação, o templo antigo havia sido destruído (Jr 52.17 Quebraram mais os caldeus as colunas de bronze, que estavam na casa do SENHOR, e as bases, e o mar de bronze, que estavam na casa do SENHOR, e levaram todo o bronze para babilônia.)Judá estava cativo, se cumprindo assim a profecia pela boca do profeta Jeremias, (Jr 25.11 E toda esta terra virá a ser um deserto e um espanto; e estas nações servirão ao rei de babilônia setenta anos.)
Porém muito antes de tudo isso acontecer Deus já havia falado por intermédio do profeta Isaías, que o templo seria reedificado.
(Is 44. 21 Lembra-te destas coisas, ó Jacó, e Israel, porquanto és meu servo; eu te formei, meu servo és, ó Israel, não me esquecerei de ti. 22 Apaguei as tuas transgressões como a névoa, e os teus pecados como a nuvem; torna-te para mim, porque eu te remi.)Essa primeira promessa refere-se ao povo de Judá, em que Deus promete não se esquecer deles, e logo em seguida acompanha uma promessa de perdão dos pecados e convida-os para voltarem para Deus.
(Is 44.28 Que digo de Ciro: É meu pastor, e cumprirá tudo o que me apraz, dizendo também a Jerusalém: Tu serás edificada; e ao templo: Tu serás fundado) Já na parte “a” desse versículo a promessa é destinada a Ciro Rei do Império Persa, que nem havia nascido ainda. Deus diz que ele cumprirá tudo que Ele quer, e volta a falar com Judá, finalizando prometendo que o templo será fundado. (Restaurado).
E é sobre a restauração do templo que eu quero meditar com vocês, conhecendo  essa história e meditando na palavra percebemos que o Senhor honrou com sua palavra e restaurou o templo que havia sido destruído por amor a sua palavra, bem sabemos que nós somos templo do Espírito Santo de Deus (1 Co 3.16, 17"Não sabei vós que sois templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?) logo podemos aplicar alguns pontos dessa reconstrução do templo na nossa vida Espiritual . Mas para que o templo fosse restaurado foram necessários alguns passos, e é nesses passos que peço aos irmãos que caminhem, comigo.
1° Passo “ Ouvir as promessas de Deus ”
(Is 45.1 Assim diz o SENHOR ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão). 2 - Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro. 3 - Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.)
2° Passo “ Se dispor para cumprir as ordens do Senhor ”
(Ed 1. 7 - Também o rei Ciro tirou os utensílios da casa do SENHOR, que Nabucodonosor tinha trazido de Jerusalém, e que tinha posto na casa de seus deuses. 8 - Estes tirou Ciro, rei da Pérsia, pela mão de Mitredate, o tesoureiro, que os entregou contados a Sesbazar, príncipe de Judá.)
3° Passo “ Edifique o altar e ofereça sacrifícios ao Senhor ”(Peça Perdão)
(Ed 3. 2 - E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus. 3 - E firmaram o altar sobre as suas bases, porque o terror estava sobre eles, por causa dos povos das terras; e ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR, holocaustos pela manhã e à tarde. 6 - Desde o primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocaustos ao SENHOR; porém ainda não estavam postos os fundamentos do templo do SENHOR.)
4° Passo “ Saber dizer não para as propostas do adversário ”
(Ed 4. 1 - Ouvindo, pois, os adversários de Judá e Benjamim que os que voltaram do cativeiro edificavam o templo ao SENHOR Deus de Israel, 2 - Chegaram-se a Zorobabel e aos chefes dos pais, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco, porque, como vós, buscaremos a vosso Deus; como também já lhe sacrificamos desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir aqui. 3 - Porém Zorobabel, e Jesuá, e os outros chefes dos pais de Israel lhes disseram: Não convém que nós e vós edifiquemos casa a nosso Deus; mas nós sozinhos a edificaremos ao SENHOR Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.)
5° Passo “ Aceite ajuda dos encorajadores ” 
(Ed 5. 1 - E os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá, e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.  2 - Então se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles os profetas de Deus, que os ajudavam.)
6º Passo Voltar a alegrar-se no novo Templo (Celebrar)
(Ed 6. 16 - E os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas, e o restante dos filhos do cativeiro, fizeram a dedicação desta casa de Deus com alegria. 19 - E os filhos do cativeiro celebraram a páscoa no dia catorze do primeiro mês. 22 - E celebraram a festa dos pães ázimos por sete dias com alegria; porque o SENHOR os tinha alegrado, e tinha mudado o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da casa de Deus, o Deus de Israel)

Conclusão
Se  você se encontra nessa mesma situação, em que seque por qual for o motivo o seu templo foi destruído, você está cativo, caminhe para reconstrução do templo do Senhor siga esses passos

1° Passo “ Ouvir as promessas de Deus ”
2° Passo “ Se dispor para cumprir as ordens do Senhor ”
3° Passo “ Edifique o altar e ofereça sacrifícios ao Senhor ”(Peça Perdão)
4° Passo “ Saber dizer não para as propostas do adversário ”
5° Passo “ Aceite ajuda dos encorajadores ” 
6º Passo Voltar a alegrar-se no novo Templo (Celebrar)
Pois as mesmas palavras liberadas para aquele templo, para aquele povo sera proferida para você (Ag. 2. 9 - A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.)
Acredite!
Que a Paz do Senhor Jesus seja com todos!
Dc - Thiago Lucas Bezerra Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário